clicar para ver atributos

                 SysML

SysML omg

Processo de modelagem de sistemas (caminho pragmático para modelar da analise para o design)

Diagramas da SysML

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Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas    

Autor: Walter Dominguez
Data: nov/2008
Fontes: Dominguez, Walter; Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas (MDS), Serpro, 1981.
              Hice, G.F. ; Turner, W.S. ; Cashwell, L.F; System Development Methodology;North Holand,2ed,1978.
              Weikiens,Tim; Systems Engineering with SysML/UML; Elsevier, 2007.
              Magela, Rogério; Engenharia de Software Aplivada, Principios; Alta Books,2006

Correlações

Objetivo: Atualizar metodologia para tempos atuais, focando o método tecnico, ficando como secundario o metodo gerencial (processo de desenvolvimento).
 
 
Metodologia é um conjunto de métodos, principios e regras utilizados por uma atividade (no caso, a atividade é o desenvolvimento de sistemas). O método é um ou mais procedimentos e técnicas para atingir um objetivo (podendo haver mais de um para executar um trabalho).
 
Visão geral da Metodologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cada componente do sistema tem vários atributos (clicar em cima de cada um para verificar quais são e quando começam e terminam de serem obtidos)
 
Um artefato é uma manisfestação fisica de um componente, ou seja um artefato implementa um componente. São diagramas , documentos ou software que descrevem coisas. É sinonimo de produto.
 

Os atefatos, segundo a especificação Meta Facilidades de Objeto (MOF) , a notação da liguagem de modelagem unificada (UML 2.0), e a notação da Systems Modeling Language SysML,estão estruturados da seguinte forma:
diagramas de estrutura: classe, compontentes, objeto, estrutura de composição, distribuição e pacote.
diagramas de requistos:
diagrama de comportamento: atividades, caso de uso, máquina de estado, sequencia, comunicação, tempo e visão geral de interação.
outros: stereotypes, modelo, fluxo de informação, tipos de dados primitivos, templates, linguagem de limitalçoes de objeto (OCL), formatos de intercambio de metados (XMI).

Estes artefatos estarão associados aos componentes fisico de um sistema. (clicar no desenho acima)


Um sistema poderá ser composto de varios componentes de software que se interrelacionam.